As principais notícias do site da CMEP em cada momento.

Lucinda Sousa em grande destaque nos Epic Trail Run Azores

Atleta CMEP, Lucinda Sousa vence o Epic Trail Run Azores. A atleta venceu a prova de 30 km na classificação geral absoluta (ambos os sexos) com um tempo de 3h05m. A atleta confessou à Running Magazine que esta vitória se constitui como a concretização de um dos seus sonhos, devido à sua forte ligação ao arquipélago.

Ana Rita Vigário na 5ª Posição em Narón e Ferrol

Ana Rita Vigário participou numa jornada dupla em Espanha no arranque da época de ciclocrosse. O ponto de partida da época de ciclocrosse para Ana Rita Vigário foi dado na vizinha Espanha, em Narón, e Ferrol, na Galiza. Em ambas as competições Ana Rita consegui a 5ª posição.  Narón apresentou um percurso essencialmente plano e rápido. Já Ferrol apresentou um terreno enlameado devido à chuva que caiu. "Foram as primeiras competições da época de ciclocrosse e, por esse motivo, tive algumas dificuldades em encontrar o meu ritmo. No entanto, após as duas corridas sinto que fui evoluindo e acabo satisfeita com a meu desempenho".

Armando Teixeira em 9º no Ultra Trail World Tour

Armando Teixeira conseguiu um brilhante 9º lugar no circuito Ultra Trail World Tour. O Atleta de Ultra Trail participou em 3 eventos deste circuito ao longo do ano de 2016 (Transgrancanaria Hg 2016, Madeira Island Ultra Trail 2016 e UTMB 2016) e após os resultados da corrida Le Grand Raid De La Réunion 2016, na Ilha da Reunião, ascendeu ao 9º lugar da classificação geral do circuito.

Armando Teixeira 3º português no 2016 Trail World Championships

Armando Teixeira terminou em 39º lugar geral, sendo o 3º português a terminar o 2016 Trail World Championships Trans Peneda-Gerês. A prova de 85km, que decorreu no dia 29 de Outubro, realizou-se me pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, com um percurso duro por áreas de densa vegetação, zonas áridas graníticas e cascatas. Nesta competição, os atletas apenas podiam participar inseridos na seleção nacional, sendo que os primeiros 3 atletas de cada país determinam a classificação geral do mesmo. Armando Teixeira, capitão da seleção portuguesa, sendo o 3º português a terminar a corrida, pontuou para a classificação geral de Portugal.

Lucinda Sousa vence o Trail das Nozes

Lucinda Sousa venceu o Trail das Nozes no dia 30 de Outubro. Esta 3ª edição da prova que percorre trilhos e caminhos na serra do Castiçal e serra das Flores no Concelho de Gondomar, num percurso de 25,4km. A atleta CMEP terminou a prova em 2h25min, conquistando o 1º lugar geral feminino.

Lucinda Sousa em 2º Lugar no escalão F45 na Maratona do Porto

A atleta Lucinda Sousa terminou a 13ª edição da Maratona do Porto em 2º lugar no seu escalão. A atleta de ultra-trail terminou a prova em 3h 07min, sendo a 12ª mulher a concluir a prova e a 6ª portuguesa.  A prova decorreu no domingo, dia 6 de Novembro, com um percurso ao longo da cidade do Porto.

Ana Rita Vigário lidera o Open Sentir Penafiel em Ciclocross

Ana Rita Vigário conseguiu o 2º lugar na segunda etapa do Open Sentir Penafiel em Capela. Com este resultado, Ana Rita Vigário consolida a sua posição de liderança do Open, a apenas uma etapa do final no dia 4 de Dezembro. A atleta comentou: "Já conhecia o percurso desde o ano passado, gostei do circuito e, em especial, pelo facto de haver bastante participação nestas provas. Falta mais um pequeno passo para garantir a vitória final, tudo farei para que isso aconteça no dia 4 de dezembro em Penafiel".

Lucinda Sousa vence o Trail Terras do Lidador

Lucinda Sousa venceu, no passado dia 13 de Novembro, o Trail Terras do Lidador, no Parque Urbano de Avioso, Maia. A atleta do Gondomar Futsal concluiu a prova de 20km em 1h 58min, com mais de 3 minutos de avanço para a segunda classificada.

Ana Rita Vigário em 2º lugar na 1ª Prova da Taça de Ciclocrosse em Vouzela

A atleta CMEP, Ana Rita Vigário, terminou a 1ª Prova da Taça de Ciclocrosse em Vouzela na segunda posição. A prova decorreu no dia 13 de Novembro e Ana Rita descreve-a como "dura, técnica e divertida".

57º Convívio Científico CMEP

No dia 18 de Novembro das 19:30h às 21:00 realiza-se o 57º Convívio Científico CMEP. O tema do convívio é "Tecnologia em Medicina de Reabilitação - Para onde vamos?", com a participação do Fisiatra Professor Doutor Jorge Lains. Não perca esta convívio. Esperamos por si na Sala de Conferências da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, Rua Delfim Maia, 405, Porto.

Ester Alves em 2º Lugar na Marató dels Dements

Ester Alves conseguiu a 2ª posição na "La Marató dels Dements: Eslida al cel de l'Espadàn" em Valencia. A prova, que decorreu no dia 19 de Novembro, consistia num percurso de 42,5km com 3808 metros de desnível positivo, no coração da Sierra Espadán. A atleta CMEP, ao terminar a prova em 06:48:43, conquistou o 2º lugar no pódio feminino. 

Gabriel Lopes no Campeonato do Mundo de Piscina Curta

Gabriel Lopes foi convocado para a equipa da Seleção Nacional para o Campeonato do Mundo de Piscina Curta, que se realizará em Windsor (Canadá) de 6 a 11 de Dezembro. O atleta CMEP vai nadar 100m e 200m livres, bem como 50m, 100m e 200m costas e 50m mariposa. Participará ainda nas provas de estafeta de 4x100m estilos e 4x200m livres.

Pedro Fraga vence Vesta Scullers Head

Pedro Fraga venceu a 63ª edição da Vesta Scullers Head, no passado dia 26 de Novembro. A Vesta Scullers Head é a competição individual com o maior percurso da modalidade, com mais de 6km de extensão. Pedro Fraga, ao terminar a prova em 21min e 52s, conquistou o 1º lugar.

58º Convívio Científico CMEP

No dia 2 de Dezembro, entre as 19h30 e as 21h00, a CMEP irá organizar o 58º Convívio Científico CMEP. O Convívio será na Sala de Conferências da SRNOM, na Rua Delfim Maia, 405, Porto. O tema será a "Importância da Dieta e da sua Manipulação na Saúde e Longevidade", debatido pelo Prof. Doutor José Manuel Silva. Por favor confirme a sua presença através do email [email protected]

Ester Alves em 2º lugar no IV Km Vertical do Fanal

Ester Alves conquistou, este fim-de-semana, a segunda posição no Trail IV Km Vertical do Fanal. A prova, que decorreu na ilha da Madeira, consistia numa distância de quase 4km, com um desnível positivo de 1000m. A atleta CMEP, ao terminar a prova em 53 minutos, consegui o 2º lugar feminino, 32º geral.

Ana Rita Vigário vence o Open Sentir Penafiel de Ciclocross

Ana Rita Vigário venceu, este domingo, o Open Sentir Penafiel de Ciclocross. A prova foi constituída por 3 etapas, entre 30 de Outubro e 4 de Dezembro. A atleta CMEP sagrou-se vencedora da prova que decorreu em diferentes locais da cidade de Penafiel.

João Maria Pontes em destaque no Campeonato Nacional de Pares Mistos

Realizou-se no Campo de Golfe do Jamor, o Campeonato nacional de Pares Mistos de 25 a 27 de Novembro, tendo ficado classificado no 3º lugar.  Foi a primeira vez que o atleta CMEP participou num Campeonato de Pares Mistos, sendo um dos mais novos em prova.  Rita Costa Marques e João Maria Pontes partilharam o 3º posto com outro conjunto que também somou 129 pancadas. A equipa fez voltas de 63 e 66.

Excelente prestação de Gabriel Lopes no Campeonato Mundial de Piscina Curta

O atleta CMEP Gabriel Lopes conseguiu, sábado dia 10, o seu primeiro recorde nacional absoluto na estafeta de 4x200m livres, no Mundial de Piscina Curta no Canadá. Gabriel Lopes, Miguel Nascimento, Alexis Santos e Diogo Carvalho, ao completarem a prova em 7:04:93 estabeleceram um novo recorde nacional absoluto de seleções.  No dia seguinte e ultimo dia de competição, o mesmo quarteto estabeleceu um novo recorde nacional, desta vez na estafeta de 4x100m estilos, com o tempo de 3:30:21.  Para além destes excelentes resultados, o nadador que se estreou num campeonato mundial absoluto melhorou os seus máximos pessoais nas provas de 100m e 200m livres, 100m e 200m costas, 50m mariposa.

Ana Rita Vigário sagrou-se Campeã Regional do Porto de Ciclocross

A atleta CMEP Ana Rita Vigário sagrou-se Campeã Regional do Porto de Ciclocross. O Campeonato Regional decorreu no passado dia 11 de Dezembro, em Penafiel. A atleta agradeceu, nas redes sociais, à sua equipa técnica, apoios e patrocinadores.

Angélica André em destaque Campeonatos Nacionais De Piscina Curta

Angélica André em destaque nos Campeonatos Nacionais de Piscina Curta, realizados na Madeira, conseguindo o 1º lugar em quatro provas - 1500 livres, 800 livres, 400 estilos e 200 bruços. Conseguiu adicionalmente bater o seu recorde pessoal em lap aos 100 bruços. Arrecadou o 2º lugar nos 400 livres e o 3º lugar em 4 provas, 4x200livres, 4x50livres, 4x100estilos e 4x50estilos. Parabéns por mais uma excelente prestação!

Ana Rita Vigário com Bronze no arranque de 2017

Ana Rita Vigário começa 2017 com um pódio no Campeonato Nacional de Ciclocross em Sobrado. A prova decorreu no dia 8 de Janeiro, onde a atleta CMEP se classificou na terceira posição, conseguindo pela oitava vez consecutiva um lugar no pódio desta prova.

Ana Rita Vigário em 2º lugar na 4ª Etapa da Taça de Portugal

Ana Rita Vigário terminou a quarta etapa da Taça de Portugal de Ciclocross na segunda posição, este domingo, dia 15 de janeiro. A atleta CMEP terminou a prova em 55min 11seg, ficando apenas atrás de Sandra Santos. A quinta e última etapa da Taça de Portugal vai realizar-se em Melgaço, no dia 22 de Janeiro.

Ana Rita Vigário vence a Taça de Portugal de Ciclocrosse

A época de Ciclocross terminou com uma vitória para Ana Rita Vigário. A atleta CMEP venceu a última etapa da Taça de Portugal de Ciclocross, que se realizou este fim-de-semana em Melgaço, garantindo assim a vitória na geral final da competição.

Angélica André - Primeira etapa da Taça do Mundo

A atleta CMEP Angélica André, participou na primeira prova do ano na primeira etapa da Taça do Mundo. Alcançou o 10º lugar, numa prova bastante exigente, com condições climatéricas adversas que obrigaram a um esforço adicional para enfrentar a chuva e as correntes, bem como ter de competir com atletas de muito bom nível competitivo. Apesar de todo o esforço este foi recompensado ao conquistar um resultado brilhante nesta prova tão exigente.

Joni Brandão - Sala Everest

O Joni Brandão, do Sporting- Tavira, está em preparação para a exigente prova da volta ao Algarve. Para assegurar um ótimo desempenho, na prova que irá realizar, recorreu à sala Everest da CMEP. Todos os profissionais da CMEP estão a fazer o seu melhor e a apoiar o nosso atleta de forma a alcançar os seus objetivos. Conheça todo o processo para melhorar a sua performance com a ajuda da Sala Everest da CMEP [**aqui**](http://sala-hipoxia.cmep.pt/).

Angélica André multi-medalhada no Meeting Internacional da Póvoa

A atleta CMEP Angélica André teve mais uma brilhante prestação desportiva, desta vez no Meeting Internacional da Póvoa, que decorreu nos dias 11 e 12 de Fevereiro. A nadadora alcançou o lugar mais alto do pódio nos 800m livres e nos 200m bruços (com novo recorde pessoal) e o 2º lugar na prova de 200m mariposa. Angélica André alcançou ainda finais A em todas as seis provas que nadou, garantindo assim um lugar entre os 8 melhores nadadores.

Gabriel Lopes em destaque nos Mundiais de Piscina Curta

O atleta CMEP, Gabriel Lopes, integrado na equipa de estafeta lusa, auxiliou a equipa a bater o recorde nacional seniores e absolutos nos 4x100 estilos com a marca de 3.30,21 minutos nos Mundiais de piscina curta  em Windsor, no Canadá. A equipa composta por Gabriel Lopes (52,38 segundos no percurso de costas), Diogo Carvalho (59,51 a bruços), Alexis Santos (51,68 a mariposa) e Miguel Nascimento (46,64 a livres), terminou com a marca de 3.30,21 minutos, melhorando o recorde nacional de seleções (3.44,68).  A equipa já tinha batido no dia anterior o máximo nacional dos 4x200 livres com a marca de 7.04,93. O atleta CMEP bateu também o seu recorde pessoal nos 200 costas masculinos, terminado em 6º na série 5 com 1.55,63 (21º da geral).  Mais um excelente resultado, parabéns Gabriel!

Angélica André campeã nacional nos 5000m livres

Atleta CMEP e nadadora do Fluvial Portuense, Angélica André, venceu o Campeonato Nacional de longa distância em Rio Maior, sagrando-se assim campeã nacional e 1º lugar sénior e absoluto nos 5000m livres. A sua marca foi a melhor que já havia conseguido: 58.17,57, superando o anterior máximo o que já lhe pertencia. Em segundo lugar ficou Vânia Neves do mesmo clube desportivo e em terceiro Raquel Ranito, do Sporting. Angélica André consegue assim os mínimos para o campeonato do Mundo em Budapeste!

59º Convívio Científico CMEP

No dia 3 de Março das 19:30h às 21:00 realiza-se o 59º Convívio Científico CMEP. O debate desta sessão contará com a presença do Dr. Joel I. Osorio, Executive Chairman of the WAMS, The World Academy of Medical Sciences - Americas Division. O debate será subordinado ao tema "Regenerative Medicine for Aging Solutions". A palestra será em inglês/espanhol. Agradecemos que confirme a sua presença através do email [email protected] Local: Sala de Conferências da SRNOM

61ª Convívio Científico CMEP

No próximo dia 5 de Maio de 2017, entre as 19h30 e as 21h00, recorrerá o 61ª Convívio Científico CMEP. Neste evento será debatido o tema "PSA -O Fim de um Mito?". O orador e expositor do tema será o Professor Doutor Mário Reis, especializado em Urologia. Local do evento: Sala Braga, SRNOM, Rua Delfim Maia, 405, Porto. Deixamos aqui o convite! Confirme a sua presença através do email: [email protected]

João Maria Pontes no Torneio do Circuito Allianz da FPG

No fim de semana de 6 a 7 de Maio, realizou-se mais um torneio do circuito Allianz da FPG, no campo do Oporto Golf Club. O João Maria Pontes terminou no primeiro dia em 3º lugar da Geral com 70 pancadas uma abaixo do par do Campo. No 2º dia terminou com 3 acima do par do Campo o que dá no agregado dos 2 dias, duas acima do par do Campo, e termina em 3º Lugar à Geral, empatado com o mesmo número de pancadas. Os objetivos estão a ser conseguidos pois o João Maria, tem andado a discutir os primeiros lugares, cada vez mais próximo dos melhores jogadores amadores Portugueses.

João Maria na Taça “Vasco Oliveira”

No passado Sábado, dia 27 de Maio, realizou-se, no Club de Golfe de Miramar, a Taça “Vasco Oliveira” na modalidade de Stablefour Net e Stablefour Gross. O João Maria empatou Gross com o Pedro Lencart com duas pancadas abaixo do par do campo. Mas, na modalidade de Stablefour Gross, o P. Lencart venceu por um ponto de diferença, fruto de dois Eagles que fez no buraco 8 e no 17 do percurso. O tempo esteve bom na primeira volta, já na segunda volta levantou-se um bocado de vento Norte, dificultando um bocado mais os shots ao green contra vento. Depois deste resultado, conseguiu um objetivo que “teimava” em não aparecer que foi baixar de 1 de handicap para 0,9. Irá decorrer no próximo fim de semana (Sábado, dia 03 de Junho e Domingo, dia 04 de Junho), no Campo de Golfe de Paredes o Campeonato Nacional de Pitch&Putt, em que o João Maria já se sagrou Campeão Nacional em 2014 e 2015.

Angélica André conquista o seu 5º título consecutivo

No dia 28 de Maio terminou o campeonato nacional de águas abertas. Angélica André, campeã nacional nos 5km na categoria sénior e absoluta, conseguiu o seu quinto título consecutivo na prova dos 10km.

62º Convívio Cientifico CMEP - "Low-carb ou Low-fat diet: Qual o ideal para os atletas?"

No próximo dia 2 de Junho,entre as 19h30 e as 21h00, realizar-se-á o 62º Convívio Cientifico CMEP - "Low-carb ou Low-fat diet: Qual o ideal para os atletas?". Este convívio terá lugar na Sala Braga. SRNOM (Rua Delfim Maia, 405, Porto). O debate será mediado pelo Prof. Doutor Vitor Hugo Teixeira, FCNA-UP. Queremos convidá-lo a estar presente! Confirme a sua presença, p.f. através do email [email protected]

João Maria | Vencedor da Taça Cabral Machado

Realizou-se no dia 04 de Junho na Quinta do Fojo a Taça Cabral Machado. O nosso Atleta João Maria sagrou-se vencedor com par do campo.  Mais uma vez o atleta João Maria teve um excelente prestação tal como já nos habituou. O nossos mais sinceros parabéns!

1º Campeonato do Mundo de Pitch&Putt

De 09 a 11 de junho realizou-se o **1º Campeonato do Mundo de Pitch&Putt** organizado pela FIPPA no Campo de Tambres na Galicia. João Maria Pontes e Hugo Espírito Santo voltaram a brilhar ficando em 4º lugar. Note-se que só ficaram a 12 pancadas dos vencedores, com 251 (-19), após voltas de 49, 105, 47 e 50, com a primeira a jogar-se em greensomes, a segunda em Canada Cup (soma dos resultados em stroke play do dois elementos de cada par), a terceira em fourball e a quarta em foursomes. Repare-se como nas duas últimas jornadas os portugueses igualaram os campeões irlandeses. Houve outra dupla portuguesa em prova, constituída por Cândido Coelho e Pedro Mendes, que terminou em 24.º (igual aos 22.º), com 272 (50+110+53+59), +2, um bom resultado, a meio da tabela, na sua estreia em competições internacionais. Saiba mais pormenores sobre performance dos nossos atletas em baixo.

Prémio Desporto Performance Individual - Gabriel Lopes

A Câmara Municipal da Lousã realizou a Gala do Feriado Municipal, onde decorreram a entrega dos Prémios Lausus 2017. Gabriel Lopes foi premiado com o "Prémio Desporto Performance Individual". Um prémio merecido por todo o seu trabalho e conquistas!

Ester Alves vence, pela 2ª vez, a Maratona da Serra Nevada

Logo após ter terminado o seu doutoramento, a atleta Ester Alves venceu, pela segunda vez, a maratona da Serra Nevada. A atleta manteve-se em 2º lugar durante 37km, e só nos últimos km, conseguiu passar a atleta que seguia em primeiro. A atleta referiu que, nas provas de montanha, não há certezas de nada até ver a meta, por isso o melhor é sempre acreditar que a vitória é possível mesmo que não se esteja a liderar a prova durante na maioria dos kms.

Angélica André Campeã Nacional

No passado Sábado, dia 29 de Julho, Angélica André sagrou-se Campeã Nacional Sênior e Absoluto. A atleta realizou a última prova do ano, na qual foi muito bem sucedida, garantindo o título nacional.

Gil Maia com Vitória na Taça de Portugal

Gil Maia, atleta CMEP, conquistou mais uma vitória na Taça de Portugal de Triatlo. A prova realizou-se em Coruche, onde o atleta foi o primeiro a cruzar a linha da meta.

6º Torneio “Habemus Golfe”

Parabéns João Maria pelo 1º Lugar!  Realizou-se no dia 26 deste mês o 6º Torneio “Habemus Golfe” no campo de Vale Pisão. Dia muito quente, que neste campo é sempre exigente em termos fisícos. Foi um bom resultado, pois é sempre muito positivo quando se joga abaixo do par do campo. O jogo foi consistente e regular. Bons shots ao green utilizando a estratégia mais adequado ao estado do campo. No jogo curto já começa aparecer, o que se tem vindo a trabalhar. Mais “Maturidade” e confiança, nomeadamente nos putts, com uma atitude e postura como demonstra o Eagle no buraco 17 e finaliza o percurso com Birdie no 18.

2º Summer Cup

O Clube de Golfe Vale Pisão realizou, no dia 05 de Agosto, o 2º Summer Cup Vale Pisão. A prova foi disputada em stableford com saídas de 10 em 10 minutos. Contou-se com a presença de 55 jogadores.  O nosso atleta João Maria Pontes sagrou-se mais uma vez vencedor Gross com 32 pontos.  Mais uma vez os nossos sinceros Parabéns ao atleta Maria João Pontes!

Emanuel Silva representa Portugal e garante meias finais em K4 500

Portugal, representado por Emanuel Silva, atleta CMEP, David Fernandes, João Ribeiro e David Varela garantem apuramento para as meias-finais nos Mundiais de Canoagem, que decorrem na República Checa, em K4 500 metros. A selecção portuguesa terminou a prova em 4º lugar. Parabéns Emanuel e boa sorte para as próximas etapas!

Lucinda Sousa é a portuguesa mais rápida do UTMB

Lucinda Sousa foi a primeira portuguesa a terminar o Ultra-trail do Mont Blanc, este ano com um percurso de 167,5 km.  A atleta CMEP terminou a prova em 32h44m01, terminando a prova na 28ª posição da classificação feminina e 244º da classificação geral. Parabéns Lucinda por mais uma excelente prestação!

Parabéns João Maria - Projeto Drive Norte

Parabéns João Maria Pontes!  No dia 16 de Setembro no Campo de Golfe de Vale Prisão, o nosso atleta João Maria Pontes realizou uma fantástica prova do projeto Drive Norte organizado pela FPG.  Alcançou a primeira posição relativa ao escalão Sub-18.

Parabéns Angélica André

Em Setúbal, realizou-se a terceira etapa do Campeonato do Mundo em águas abertas. Uma prova com um nível de exigência muito grande e com atletas profissionais de um grau muito elevado. O principal objetivo da nossa atleta foi cumprido, ir sempre no grupo da frente, alcançando o 8º lugar. Parabéns à nossa atleta Angélica André.

Angélica André vence em Mirandela

Angélica André, atleta CMEP, vence prova em Mirandela na VII Travessia do Rio Tua de 3000m femininos com um tempo de 41.01,40, ficando à frente de Vânia Neves e Soraia Ribeiro.

Armando Teixeira - 2º Classificado UTAT

Armando Teixeira alcançou o 2º lugar no Ultra Trail Atlas Toubkal em Marrocos. A prova de 105 km e um desnível positivo de 6500 m foi completa pelo atleta CMEP em 16h05m. Parabéns Armando por mais um lugar no pódio!

Lucinda Sousa - 3º Lugar Azores Trail Run - Triangle Adventure

Lucinda Sousa, conseguiu o 3º lugar feminino na prova Azores Trail Adventure - Triangle Adventure, alcançado o 18º lugar no âmbito geral da prova. A atleta CMEP completou a prova com um tempo de 12:40:21. Parabéns Lucinda por mais uma excelente prestação!

65º Convívio Científico - "Ama os teus Ossos"

Realizar-se-à no próximo dia 13 de Outubro na SRNOM, o 65º Convívio CMEP intitulado "Ama os teus ossos", em parceria com a Associação Portuguesa de Osteoporose. Este evento decorrerá entre as 19h30 e as 21h00. O programa será o seguinte: * Prof Doutor Alejandro Santos **“Alimentação na Prevenção da Osteoporose”** * Prof Doutor José Soares **“Carga - A Dose Faz o Veneno”** Confirme a sua presença, p.f, através do email [email protected] Será passado, sob solicitado um certificado de presença.

Convívios Científicos da CMEP

Na revista Norte-médico da secção Regional Norte da Ordem dos Médico foi publicada uma notícia relativa aos convívios científicos da CMEP. Foram abordados e discutidos vários temas como o impacto das organizações de saúde na vida das pessoas, tecnologias atuais e futuras da reabilitação e sobre a alimentação e a sua influência na qualidade de vida. Em anexo, poderá ver o artigo na íntegra.

Nova época, novas vitórias

O nosso atleta Gil Maia começou o seu novo projeto em grande. No BH Porto triatlo, em Vila Real de Santo António, enfrentou uma prova exigente tendo alcançado um excelente resultado, numa prova, constituída por atletas com elevado nível de competitividade.  Alcançou o excelente 1º lugar por equipas e o fantástico 3º lugar individual.   A CMEP apoia o Gil Maia neste desafio.

Revista Medicina Desportiva Informa

Dr. Jaime Milheiro, Diretor Clínico da Clínica Médica de Exercício do Porto realizou uma entrevista para a revista Medicina Desportiva **In**forma. Consulte aqui o artigo e fique a conhecer um pouco mais sobre a medicina desportiva, física e de reabilitação.

Gabriel Lopes bate recorde absoluto

O nosso atleta CMEP, Gabriel Lopes, bateu o recorde nacional absoluto nos 100 costas (55.01 segundos) no decorrer da segunda sessão da 2.ª jornada dos Campeonatos Nacionais de Juvenis Juniores e Absolutos que decorreram em Coimbra. Este foi o seu primeiro record nacional absoluto e era o objetivo para esta prova. O atleta arriscou tudo e conseguiu obter o resultado que procurava.

Gil Maia- Vitória de Triatlo na Taça de Portugal

Gil Maia, em mais uma vitória na Taça de Portugal de Triatlo realizada em Esposende. Dia 10 de Julho vai ser um dia memorável não só para este fantástico atleta como para Portugal. Muitos parabéns.

Angélica André no campeonato Europeu de águas abertas

Angélica André, conquistou um brilhante 5º lugar nos Campeonatos Europeus de águas abertas. Depois de uma prova responsável para a qualificação para os jogos olímpicos, naquela que era aposta da época,não ter acontecido a atleta não cruzou os braços e alcançou um excelente resultado no Campeonato Europeu. Muitos Parabéns.

João Maria Pontes- Campeão Nacional de Golfe

João Maria Pontes, tornou-se brilhantemente campeão nacional de Golfe na categoria sub-16\. Depois de ter sido vice-campeão nacional de sub-14 em 2014 e de sub-16 em 2015, conquistou, finalmente, o tão desejado troféu principal, em sub-16, num campo onde nunca tinha jogado. Muitos parabéns.

Ana Rodrigues bate recorde

Ana Rodrigues estabeleceu, esta sexta feira, um novo recorde nacional sénior nos 50 bruços, no Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos do Open de Portugal que decorreu a 22 de Julho no Jamor, com o registo de 31,83\. Ana Rodrigues admite que “Há muito que não baixava os 32 segundos. Senti-me solta e bati o recorde sénior, foi muito bom. Na véspera, na final dos 100 bruços, onde tinha ambições de poder bater o recorde nacional, cometi um erro, fui muito rápida nos primeiros 50 metros e depois paguei a fatura. Com o recorde nos 50 bruços estou mais motivada para as próximas provas, os 50 e 100 livres, em que espero bater os meus recordes pessoais”. Desta forma, Ana Rodrigues garantiu a sua presença no Europeu de 2016.

Gabriel Lopes em grande destaque

Gabriel Lopes em grande destaque nos 200 metros estilos no Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos Open de Portugal, que se realizou no Jamor. O nadador estabeleceu um novo recorde pessoal de 2.00,76, superando o anterior máximo de 2.01,68.

Gabriel Lopes campeão nacional

Gabriel Lopes atleta CMEP sagrou-se campeão Nacional no Open de Portugal, campeonato nacional de absolutos nos 200 estilos. Com a marca de 2:00.76, bateu novo recorde pessoal e regional absoluto. É também Mínimo para o Campeonato Mundial de Piscina Longa que se vai realizar na Hungria em 2017.

Dr Jaime Milheiro na 78ª Volta a Portugal em Bicicleta

Dr Jaime Milheiro, diretor clínico da CMEP, será o médico responsável da equipa Sporting-Tavira na 78º edição da Volta a Portugal em bicicleta. A competição decorrerá entre os dias 27 de Julho e 7 de Agosto. Arrancou em Oliveira de Azeméis e tem como meta final a cidade de Lisboa.

Angélica André campeã nacional

Angélica André sagrou-se mais uma vez campeã nacional de águas abertas, desta vez na prova de 5 km, que se realizou na Praia da Gamboa em Peniche. Na competição feminina, Angélica André dominou a competição para terminar com 57.33,18, que lhe deu o quarto ligar na geral. A atleta admite que o objetivo nesta competição era “fazer o melhor e ir com os da frente", mostrando a sua satisfação com o resultado. A atleta CMEP recordou que esta foi a sua “melhor época ao nível de experiência, treino, conhecimento" e faz um balanço bastante positivo da época que termina no último dia do mês de Julho com uma competição em Viana do Castelo.

Vitória de João Maria Pontes

Nos dias 30 e 31 de Julho, realizou-se o IV Open Cabreiroá sub-25. João Maria Pontes, actual campeão de Portugal sub-16, venceu a competição na categoria absoluto ao bater o galego Alejandro Nimo.

Emanuel Silva e João Ribeiro terminam final em 4º lugar

Atletas CMEP, Emanuel Silva e João Ribeiro em destaque nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Os canoístas terminaram em 4º lugar a final de K2 1000 metros, ficando a 2,108 segundos do primeiro lugar.

Emanuel Silva e João Ribeiro arrecadam 6ª posição

Atletas CMEP, Emanuel Silva e João RIbeiro, alcançam 6ª posição na final de canoagem dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, na modalidade K4 1000 metros. O quarteto de canoagem português era constiuído pelos 2 atletas CMEP e ainda por Fernando Pimenta e  David Fernandes.  Em 1º lugar na prova classificou-se a Alemanha, 2º a Eslováquia e 3º a República Checa, tendo ficado Portugal a 5,339 segundos do 1º classificado.

Armando Teixeira é 14º lugar no Ultratrail de Monte Branco

Realizou-se no passado dia 26 de Agosto, em Chamonix, nos Alpes Franceses, o Ultratrail de Monte Branco, com 170 km e 10.000 metros de desnível positivo. Este trail atravessa 3 países (França, Itália e Suiça), percorrendo as montanhas mais altas da Europa.  Armando Teixeira terminou a prova no 14º lugar da geral (5º do seu escalão), qualificando-se como o melhor atleta português, com um tempo de 24h e 22 min.

João Maria Pontes conquista mais uma vitória internacional

A seleção Portuguesa constituída por João Maria Pontes, Mário Filipe, João Filipe Monteiro, Diogo Gambini, Arnaldo Paredes, João Cerejo e Hugo Espirito Santo venceu a seleção espanhola no VII Match Ibérico de Pitch & Putt. A última vitória portuguesa sobre Espanha foi em 2014, sendo única nos seis matches disputados entre as duas seleções. Ao fim dos doze matches previstos da 7ª edição do Match Ibérico, Portugal e Espanha encontravam-se empatados 6-6\. João Maria Pontes e Sergio Ruiz (Espanha) decidiram o desempate, ficando a vitória atribuida a Portugal logo no primeiro buraco.

Ana Vigário em 5º Lugar na Taça de Portugal de XCO

Ana Vigário terminou em 5º Lugar no encerramento da Taça de Portugal de XCO em Oliveira de Azeméis. No dia 16 de Setembro, a atleta deu por finalizada a época de XCO em Oliveira de Azeméis. Após o reconhecimento do percurso antes da prova, a atleta diz ter-se adaptado bem e ao longo da competição foi recuperando lugares, terminando na 5ª posição.

Dr Jaime Milheiro participa no EXS ELIE

O nosso diretor clínico, Dr. Jaime Milheiro participará no EXS ELIE,na FADEUP no próximo dia 16 de Outubro, onde será debatido o tema: "Fadiga no século XXI".  Este evento faz parte de uma série de encontros para a comunidade dos alunos, docentes e parceiros EXS, e tem como objetivo fomentar o espírito comunitário entre os profissionais de fitness.  Não pode perder!

Dr. Jaime Milheiro na Festa da Saúde

O nosso director clínico, Dr. Jaime Milheiro, participará na Festa da Saúde, na rotunda da Boavista no próximo dia 15 de Outubro, debatendo o tema: "Prevenção da Osteoporose e exercício físico".  Este evento surge no âmbito do Dia Mundial da Osteoporose que se assinala no dia 20 de Outubro. Não perca a oportunidade de assistir a estas palestras dadas por profissionais da saúde e saiba mais sobre esta doença.

Lucinda Sousa 2ª Classificada no Azores Triangle Adventure

A Atleta CMEP Lucinda Sousa conseguiu um brilhante 2º lugar no Azores Triangle Adventure que decorreu nas ilhas do Pico, São Jorge e Faial nos dias 8, 9 e 10 de Outubro. O evento, realizado pela CIAIA, é composto por 3 etapas, sendo a primeira o Trail dos Vulcões de 42km, a segunda o Trail Vinha à Montanha de 28km e a terceira o Trail das Fajãs de 28km. Lucinda Sousa concluiu a prova (total 98km) num tempo total de 12h 01min 49seg, com os parciais de 04:36:36, 03:55:14 e 03:29:59\. Termina assim mais uma excelente prestação da atleta de Ultra Trail.

Angelica André em 2º lugar na III Madeira Island International Swim Marathon

A prova feminina da Madeira Island International Swim Marathon foi dominada pela espanhola Paula Ruiz, campeã mundial de juniores, com Angélica André a assegurar o segundo lugar isolada. A espanhola Judith Navarro foi terceiro e a olímpica portuguesa Vânia Neves em quarto lugar. Angélica André comenta: “ Fiz uma boa prova. Procurei ir com os rapazes e depois controlei a prova até ao final. Estamos no inicio da temporada e o objetivo e melhorar a forma. Neste primeiro ciclo, onde se enquadra este estágio na Madeira, vou continuar a treinar para fazer piscina até dezembro participando nos campeonatos nacionais de clubes.” A competição foi organizada pelo Clube Naval do Funchal, em parceria com a Associação Natação da Madeira, no dia 15 de Outubro.

CMEP na RTP

Jaime Milheiro e o atleta CMEP João Maria Pontes marcaram presença n'A Praça, no dia 17 de Outubro. Foi abordada a recuperação do atleta face a um tumor cerebral que detectou aos 16 anos. Veja toda a entrevista com Jorge Gabriel e Sónia Araújo [aqui](http://www.rtp.pt/play/p2778/e254791/a-praca/530034).

Miguel Nascimento, Diana Durães e Gabriel Lopes conquistam medalhas no meeting de Uster

Os nadadores **Miguel Nascimento**, **Diana Durães** e **Gabriel Lopes** conquistaram esta semana quatro medalhas: 3 de prata e 1 de bronze. No 26.º Meeting Internacional de Uster, em Zurique (Suíça), Diana Durães conseguiu a primeira medalha de prata do dia ao terminar os 400 metros livres em 4.13,03 minutos, Miguel Nascimento também conquistou prata com um tempo de 3.56,10 nos 400 metros estilos. Competiu também na prova de 200 metros mariposa conseguindo 1 medalha de bronze. Já Gabriel Lopes esteve perto da vitória, nos 200 metros estilos, acabando com um tempo de 2.02,12 alcançando igualmente a medalha de prata. No domingo, a seleção portuguesa, representada por seis atletas e já com quatro medalhas conquistadas, enfrenta outras 8 distâncias no segundo e último dia de prova.

Diana Durães e Miguel Nascimento alcançam novos recordes no X Meeting Internacional de Lisboa WOS

O X Meeting Internacional de Lisboa WOS disputou-se nos dias 10 e 11 de Fevereiro na piscina olímpica do Jamor, com grande foco na forte presença de internacionais portugueses. A atleta CMEP, Diana Durães esteve presente na competição e destacou-se voltando a fazer o melhor tempo da carreira no 400 metros livres. A marca de 4:12.54 foi o melhor tempo feminino realizado na competição, consolidando a sua posição no top 10 mundial da prova este ano.? Outro destaque do X Meeting Internacional de Lisboa WOS, foi o atleta CMEP Miguel Nascimento com dois novos recordes pessoais nas provas de meio-fundo e fundo de livres.  Nos 400 metros livres nadou em 3:55.56, melhorando os 3:56.10 anteriores. Já nos 1500 metros livres fechou com um parcial impressionante de 57.38, batendo o seu recorde pessoal por uma larga margem, 15:31.81\. Nos 200 metros mariposa nadou para a vitória com o tempo 2:02.12. Parabéns aos atletas CMEP, Diana Durães e Miguel Nascimento!

Medalha de Ouro de Jorge Silvério pelo título de Campeão Europeu de Futsal

Jorge Silvério, pscicólogo da CMEP, licenciado em Psicologia pela Universidade do Porto, primeiro Mestre em Portugal em Psicologia do Desporto e com uma pós-graduação em Desordens da Ansiedade e do Humor pelas Universidades de Maastricht e Oxford, integra a equipa técnica da Seleção Nacional de Futsal desde Dezembro de 2015. A sua missão na Seleção Nacional de Futsal é tratar de uma das quatro componentes do rendimento desportivo, a psicológica, que a par da física, técnica e tática conduzem uma equipa ao sucesso ou insucesso.?? Jorge Silvério procura, através de um trabalho integrado, desenvolver diferentes áreas dentro do treino mental, nomeadamente a autoconfiança, o controlo emocional e as relações entre os próprios atletas. Após a grande vitória da Seleção Nacional de Futsal no Campeonato Europeu da Eslovénia, Dr. Jorge Silvério foi premiado com uma medalha pelo seu papel no sucesso da equipa.?? Parabéns ao psicólogo CMEP, Jorge Silvério

Ana Rita Vigário vence a 3ª edição do “Open de Ciclocrosse Sentir Penafiel”,

Mais de 150 atletas, de Portugal e de Espanha, participaram na 3.ª edição do “Open de Ciclocrosse Sentir Penafiel”, organizada pelo Penafiel Bike Clube com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel. A prova, que passou pelas freguesias de Capela, Penafiel e Castelões, contou com desportistas das categorias juvenis até aos masters, masculinos e femininos. Nas categorias de elites, a atleta CMEP Ana Rita Vigário destacou-se com a vitória feminina desta edição. Parabéns a atleta CMEP, Ana Rita Vigário!

Emanuel Silva em destaque na 7ª edição do Nelo Winter Challenge

A 7ª Edição do Nelo Winter Challenge (NWC), organizado pela NELO Mar Kayaks, empresa portuguesa líder de mercado mundial de kayaks e canoas, reuniu no dia 17 de Fevereiro, cerca de 320 atletas de canoagem de elite mundiais. Em destaque ficaram os atletas portugueses entre os quais , o atleta CMEP Emanuel Silva, que com a sua excelente participação contribuiu para esse reconhecimento. Parabéns pelo excelente trabalho do atleta CMEP, Emanuel Silva

Lucinda Sousa - Trans Gran Canaria - 6ºM40 F

A atleta CMEP Lucinda Sousa está de parabéns pela sua presença na grande prova Trans Gran Canaria - entre 21 e 25 de Fevereiro de 2018\. Lucinda Sousa terá terminado a prova em 6º lugar da sua categoria M40 F com um tempo de 18:48:06.

Angélica André sagra-se Penta-Campeã do Campeonato Nacional de Longa Distância

O Campeonato Nacional de Longa Distância surge sempre no calendário nacional de competições como precursor do arranque da temporada de águas abertas. Para a maior parte dos participantes nestes nacionais o CNLD é um teste antes das provas de mar – como para a vencedora dos 5000 metros -, para outros é um teste à capacidade de manter ritmos altos em longas distâncias nesta fase da época – como para o vencedor dos 5000 metros. O Campeonato Nacional de Longa Distância realizou-se no dia 24 de Fevereiro em Coimbra, com a grande vitória pela 5ª vez da atleta CMEP Angélica André . Entre os resultados, Angélica André destacou-se com a melhor marca do campeonato nos 5000 metros. Parabéns a atleta CMEP, Angélica André por mais uma vitória!

Armando Teixeira em 16º na prova Trans Gran Canaria

Parabéns ao atleta CMEP Armando Teixeira pela sua participação na grande prova Trans Gran Canaria, que decorreu entre os dias 21 e 25 de Fevereiro. Armando Teixeira terminou a prova Advanced de 64km em 16º lugar, na categoria de M40 H com um tempo de 06:21:07.

Dr. Jaime Milheiro - Orador no Exercise Summit 2018

O Diretor Clínico da CMEP, Jaime Milheiro foi convidado para ser um dos oradores do Exercise Summit 2018 no próximo dia 12 de Maio. Irá falar sobre o tema “Ciclo Hormonais e Hipertrofia - A Visão do Clínico” Exercise Summit , já considerada a maior conferência internacional portuguesa sobre exercício e saúde, terá como objetivo discutir as melhores práticas associadas ao exercício físico e também abordar algumas das novas tendências associadas à saúde. No evento estarão presentes alguns dos especialistas mundiais em exercício físico que irão promover a troca de informação e a partilha de experiências entre profissionais e investigadores ligados à area do exercício físico e da saúde.

Armando Teixeira na prova "Ultra Trilhos da Gardunha"

No próximos dia 13 e 14 de Abril o atleta CMEP, Armando Teixeira irá participar na prova “Ultra Trilhos da Gardunha”. O UTG - Ultra Trilhos da Gardunha será o primeiro grande evento de Trail Running organizado no concelho de Castelo Branco e a decorrer na Serra da Gardunha, aliando a prática de exercício físico à natureza.?? O UTG conta com 4 provas com graus de dificuldade distintos: Ultra trilhos de 50m km com 3000m D+, trilhos de 22km 1200 D+, Mini trilhos de 13km 600 D+ e uma caminhada de 11km. Os percursos percorrem a serra em ambos os concelhos de Castelo Branco e Fundão, e passam ainda em algumas freguesias Além do vertente competitiva, o UTG tem ainda 3 grandes objetivos: 1º - Depois do grande incêndio que decorreu em agosto de 2017, voltar a dar vida à serra, reflorestando esta com plantação de novas árvores (1 inscrição = 1 árvore), envolver a população local na festa do trail e dinamizar a vertente sócio económica da região, promovendo os produtos locais... Boa Sorte, Armando Teixeira

Lucinda Sousa no Tranfronteriza

Em Junho, a atleta CMEP, Lucinda Sousa irá participar no grande campeonato ibérico “Transfronteriza”. Esta prova, que irá decorrer no dia 3, consiste numa competição desportiva entre espanhóis e portugueses na fronteira de ambos países (Rio de Onor e Zamora)?? Boa Sorte, Lucinda!

Gil Maia alcança o 3º lugar no 3º Triatlo de Leiria

 No passado dia 3 de Março realizou-se 3º Triatlo de Leiria, inaugurando a época do triatlo de Portugal.? O percurso foi entre a Lagoa da Ervedeira, Grou e a Praia do Pedrogão. O percurso de natação foi realizado na lagoa, e o percurso do ciclismo e da corrida na estrada atlântica, a terminar na praia do Pedrogão. Na categoria das equipas masculinas, destacou-se a equipa Lusavouga - BH Porto Triatlo composta pelo atleta CMEP, Gil Maia. A equipa alcançou o 3ºlugar e o melhor tempo foi do atleta CMEP com 00:57:59. Parabéns, Gil Maia

69º Convívio Cientifico CMEP - «A dor no século XXI: Algumas perspectivas»

No próximo dia 16 de Março, entre as 19h30 e as 21h00, decorrerá na Sala de Conferências da SRNOM o 69.º Convívio Cientifico promovido pela CMEP - Clínica Médica do Exercício do Porto. O debate será subordinado ao tema «A dor no século XXI: Algumas perspectivas». A apresentação do tema estará a cargo do Prof. Doutor João Páscoa Pinheiro, médico especialista em Medicina Física e de Reabilitação e em Medicina Desportiva. Confirme a sua presença através do email: [email protected] Será passado, sob solicitação, um certificado de presença.

5 Atletas CMEP no Campeonato Nacional Clubes 1ª Divisão em Coimbra

Nos próximo dias 17 e 18 de Março irá decorrer o Campeonato Nacional Clubes 1ª Divisão, no Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra. Na prova estão inscritos 289 atletas masculinos e femininos de 16 clubes diferentes, entre eles estão os 3 atletas CMEP: Angélica André; Diana Durães e Miguel Nascimento Diana Durães irá competir nas provas 200m e 400m Estilos e também na prova 200m, 800m e nos 400m Livres com o melhor recorde. Miguel Nascimento irá competir nas provas de 100, 200 e 400m Livres e também na prova 100m Mariposa. Angélica Andre irá competir na prova 100 e 200m Bruços e nas provas 200m e 400m Estilos. Boa Sorte aos nossos atletas, Angélica; Diana e Miguel

Diana Durães e Miguel Nascimento destacam-se no Campeonato Nacional de Clubes 1ªDivisão

Hoje no primeiro dia do Campeonato Nacional de Clubes 1ªDivisão, realizado em Coimbra, os atletas CMEP Diana Durães e Miguel Nascimento conquistaram 3 lugares no pódio das provas que participaram. Diana Durães, sagra-se campeã nas provas de 200m e 400m livres, com o tempo final de 2:02.03 e 4:13.43, respetivamente. Já Miguel Nascimento, destacou-se com 3º lugar na prova de 400m Livres, com o tempo de 4:01.42. Parabéns aos atletas CMEP, Diana Durães e Miguel Nascimento

Atletas CMEP destacam-se no Campeonato Nacional de Clubes 1ª Divisão

No último dia do Campeonato Nacional de Clubes 1ª Divisão, realizado em Coimbra, os atletas CMEP continuaram a destacar-se, desta vez, com a conquista de 6 medalhas. Diana Durães vence na prova de 400m Livres, com o tempo final de 4:47.44. Já Miguel Nascimento, alcança o 1º lugar na prova de 100m Livres, com o tempo de 50.94\. E ainda o 3º lugar na prova de 100m Mariposa, com o tempo de 55.21. Angélica André conquista o 3º lugar na prova de 200m Bruços com o tempo final de 2:40.33. Por equipas, Miguel Nascimento e Diana Durães conquistam também duas medalhas, com o 2º e 3º lugar na categoria 4x200m livres Fem. e Masc. Parabéns aos atletas CMEP, Diana Durães; Miguel Nascimento e Angélica André

Lucinda Sousa conquista o segundo lugar na Carrera Alto Sil

Lucinda Sousa, atleta CMEP conquistou o segundo lugar na Carrera Alto Sil, trail realizado no norte de Espanha, na região de Ponferrada, Gijón, entre os dias 17 e 18 de Março. A atleta terminou a prova de 32 quilómetros e 1.900 metros de desnível positivo em 3h46m59s. Parabéns Lucinda!

Atletas CMEP no Campeonato Nacional de Juvenis; Juniores e Seniores

Inicia hoje o Campeonato Nacional de Juvenis Juniores e Seniores, no Funchal e irá decorrer entre quinta-feira e até domingo.  Organizado pela Associação de Natação da Madeira e a Federação Portuguesa de Natação, estarão a competir pelos títulos nacionais individuais no Complexo de Piscinas Olímpicas da capital madeirense, mais de 600 nadadores dos quais os atletas CMEP, Diana Durães; Miguel Nascimento; Angélica André; Gabriel Lopes e Ana Pinho. "Haverá classificações separadas por prova e categoria (nos Juvenis separada por escalão etário, Juvenis A e Juvenis B), apurando-se os campeões nacionais de cada um dos escalões etários juvenis nas sessões da manhã e premiando os três primeiros classificados de cada prova, com exceção das provas de 800L Femininos e 1500L Masculinos, que se disputará no sistema de séries, disputando-se as mais lentas durante as eliminatórias, e a mais rápida durante as finais (conforme o programa)." Boa Sorte aos nossos atletas!

Destaque dos atletas CMEP no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos

No primeiro dia do Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos, a decorrer no Funchal até domingo, os atletas CMEP destacaram-se com os seus excelentes resultados. Miguel Nascimento e Ana Pinho Rodrigues conquistaram o título de campeões absolutos nas provas de 200m Mariposa e 100m Livres, respetivamente. Já Gabriel lopes alcançou o 2º Lugar na final de 50m Costas com um tempo final de 25.89. E ainda, Angélica André que arrecadou duas medalhas, prata e bronze, na categoria de senior e absoluto na final de 1500m livre com o tempo final de 17:19.97. Parabéns Miguel, Ana e Angélica!

Atletas CMEP continuam em grande destaque no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos

No segundo dia do Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos, os atletas CMEP continuam em grande destaque. Diana Durães, Ana Pinho Rodrigues e Gabriel Lopes conquistam o título de campeões absolutos nas finais de 800m livres, 50m livres e 100m bruços, respetivamente. Ana Pinho Rodrigues também alcançou o segundo lugar na categoria de 100m Bruços com o tempo final de 1:11.71 Parabéns Diana, Ana e Gabriel!

Diana Durães apurada para o Europeu de Glasgow

Diana Durães obteve os mínimos para os Campeonatos Europeus, nos 800 metros livres, nos Nacionais, a decorrer no Funchal. A atleta CMEP venceu a prova de absolutos nos Nacionais em 8m39s02, marca suficiente para competir nos Europeus de Glasgow, a realizarem-se de 3 a 9 de agosto. Os Nacionais de natação de absolutos, juniores e juvenis decorrem no complexo das piscinas olímpicas do Funchal até domingo. Parabéns Diana!

Mariana Semblano sagra-se campeã na 3ª jornada da Liga Olímpica de Karate

Decorreu, este sábado, dia 24 de março, a terceira jornada da Liga Olímpica de Karate, competição da Federação Nacional de Karate – Portugal (FNKP) que se disputa ao longo de várias jornadas. O Pavilhão Desportivo Municipal de Fânzeres, em Gondomar, é o local escolhido para a 3ª jornada da Liga Olímpica de Karate. A prova contou com 217 inscrições dividas por 21 escalões e 53 Clubes. Mariana Semblano, atleta CMEP sagrou-se campeã no escalão de Kata Junior Feminino. Parabéns Mariana!

Pedro Fraga e Nuno Mendes no pódio da regata Avis - Head of The Cork

No passado dia 24 de Março realizou-se a 7ª edição da regata Avis - Head of The Cork, organizada pela Herdade da Cortesia Hotel em parceria com o Município e a Freguesia de Avis, os Jogos Santa Casa e a Federação Portuguesa de Remo, na Albufeira do Maranhão, em Avis. A competição reuniu cerca de uma centena de atletas entre campeões mundiais e olímpicos, amadores e convidados, entre eles os atletas CMEP Nuno Mendes e Pedro Fraga A prova que teve partida única, às 16:00, do Braço de Benavila, em embarcações de 1 remador, percorrendo distância de 6 kms até cruzar a meta junto ao Complexo do Clube Náutico de Avis. A competição, disputada na categoria de Absolutos envolve um alargado conjunto de atletas de ambos os sexos e de várias nacionalidades, entre portugueses, noruegueses, alemães e dinamarqueses, oriundos das diversas seleções olímpicas dos respetivos países. Pedro Fraga conquistou o 8º lugar com o tempo 25:26.40 e Nuno Mendes conquistou o 10º lugar com o tempo 25:75.35\. Parabéns Pedro e Nuno!

Emanuel Silva no Campeonato Nacional de fundo 2018

Amanhã, irá decorrer na praia fluvial de Melres, no concelho de Gondomar a prova do Campeonato Nacional de fundo 2018. Na prova irão participar cerca de 800 canoístas, entre eles o atleta CMEP Emanuel Silva, um dos preferidos para vitória tendo vencido várias vezes. Os percursos com distâncias que vão dos 2 aos 5 mil metros serão delineados por boias que indicarão o trajeto para que os atletas possam fazer as suas sondagens.   A prova iniciará às 09H30 com as eliminatórias em contrarrelógio , as provas arrancam pelas 11H00, onde todas as categorias monolugares dos diferentes escalões terão a oportunidade de disputar os 28 títulos nacionais em competição. Boa Sorte Emanuel!

Pedro Fraga e Nuno Mendes sagram-se campeões nacionais de remo.

Ontem decorreu o Campeonato Nacional de Fundo, organizado pela Federação Portuguesa de Remo, na Lomba em Gondomar.??A prova reuniu vários atletas nas categorias de juniores, juvenis, seniores e veteranos entre eles os atletas CMEP Pedro Fraga e Nuno Mendes. Pedro Fraga e Nuno Mendes sagram-se campeões nacionais de remo com o tempo final de 21:15.44.?? Parabéns Pedro e Nuno!

70.º Convívio Cientifico - "A inatividade física em crianças e adolescentes. Um problema de Saúde Pública"

Venha assistir ao 70.º Convívio Cientifico promovido pela CMEP - Clínica Médica do Exercício do Porto. O debate será subordinado ao tema «A inatividade física em crianças e adolescentes. Um problema de Saúde Pública». A apresentação estará a cargo do Prof. Doutor André Seabra, docente da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e diretor da Portugal Football School - Federação Portuguesa de Futebol. Confirme a sua presença através do email [email protected] Será passado, sob solicitação, um certificado de presença. Local: Sala de Conferências, na SRNOM

Miguel Nascimento obtém os mínimos para o Europeu de Glasgow

Ontem, no Open de Espanha, em Málaga, o atleta CMEP Miguel Nascimento venceu a prova dos 50 metros livres e obteve assim, os mínimos para os Europeus que irão decorrer de 3 a 9 de agosto, em Glasgow, na Escócia. O atleta venceu a prova com o tempo final de 22,44 segundos e agora junta-se à equipa de nadadores com os mínimos para os Europeus. Parabéns Miguel!

Mariana Semblano conquista o 1º lugar no Open Internacional de Karate da Maia

Durante este fim de semana, decorreu a 18ª Edição do Open Internacional de Karate da Maia. Nesta 18ª edição do Open Internacional da Maia, promovido pelo Clube de Karate da Maia, estavam inscritos cerca de 740 karatecas, entre eles a atleta CMEP Mariana Semblano. A atleta conquistou o 1º lugar na Kata Junior Feminino. Parabéns Mariana!

Destaque de Ana Rita Vigário no Duatlo de Braga 2018

Nos dias 14 e 15 de Abril decorreu o Duatlo de Braga de 2018, organizado pela Câmara Municipal de Braga – Cidade Europeia do Desporto e do Clube Tribraga, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal. Entre as atletas inscritas na prova, estava a atleta CMEP Ana Rita Vigário que sagrou-se vice-campeã do duatlo em equipas com a marca de 07:32:12\. Conquistou ainda o 3º lugar no Campeonato Nacional De Clubes De Duatlo Estafetas em equipas com o tempo de 01:32:12.?? Parabéns Ana!

Armando Teixeira conquista o 1º lugar no UTG - Ultra Trilhos da Gardunha

Durante o fim de semana decorreu o UTG - Ultra Trilhos da Gardunha, o evento de trail running foi organizado pela Câmara Municipal de Castelo Branco, Junta de Freguesia do Louriçal do Campo e a Associação do Bairro do Cansado de Castelo Branco e o local escolhido foi Louriçal do Campo em Castelo Branco. ? A prova consistiu em quatro percursos: três de trail (Ultra Trilhos de 50km, Trilhos de 22km e Mini-Trilhos de 13km) e uma caminhada de 11km. Mais de 130 atletas participaram na prova, entre eles, o atleta CMEP Armando Teixeira. ??O Atleta conquistou o primeiro lugar no percurso de trilhos de 22 km com o tempo de 2:22:15\. ??Parabéns Armando!

Diana Durães; Miguel Nascimento e Gabriel Lopes vencem em Meeting de Ostrava

Os Atletas CMEP, Diana Durães; Miguel Nascimento e Gabriel Lopes estiveram em grande destaque na primeira jornada do 25th Anual Swim Meet Grand Prix Ostrava. Diana Durães venceu as provas de 400m e 800m livres, ambas com recordes do meeting 4:14.29 e 8:42.18, respetivamente. Por outro lado, Miguel Nascimento conquistou as provas de 400m (3.57,57) livres e 200m mariposa (2.02,14). E ainda Gabriel Lopes que venceu os 200m estilos com recorde do meeting de 2:03,73. Parabéns Diana; Miguel e Gabriel!

71.º Convívio Cientifico -Ciclos Hormonais na Prática Desportiva

Venha assistir ao 71.º Convívio Cientifico promovido pela CMEP - Clínica Médica do Exercício do Porto. O debate será subordinado ao tema «Ciclos Hormonais na Prática Desportiva». A apresentação estará a cargo do Doutor Jaime Milheiro, especialista em Medicina Desportiva e director clínico adjunto do Comité Olímpico de Portugal. Confirme a sua presença através do email [email protected] Será passado, sob solicitação, um certificado de presença. Local: Sala de Conferências, na SRNOM

1ª Expedição CMEP ao monte Everest

No próximo dia 13 de Maio iniciará a expedição CMEP ao monte Everest, liderada por Sherpa Namgyal Zangbu, com 11 anos de experiência na liderança deste tipo de expedições. Esta terá como objetivo recolher dados clínicos detalhados de experiências em altitude para compreender o comportamento do corpo humano num ambiente de altitude não simulado Os dados clínicos recolhidos serão a base para uma melhoria das condições dos treinos realizados na sala de treino em altitude simulado da CMEP, otimizando consequentemente a performance dos atletas que a utilizam À chegada a Kathmandu será realizado um encontro com a presença de vários alpinistas que já alcançaram o cume do Everest entre eles Kazi Sherpa, detentor do recorde mundial do alpinista mais rápido a chegar ao topo até 2000. O percurso durará 10 dias, com paragens em Pheriche; Lobuche; Kala Patthar até ao campo base do Everest a dia 19 de maio Todo o plano do percurso estará condicionado pelas condições climatéricas das datas escolhidas para a expedição

João Maria Pontes encerra o mês com dois grandes prémios

João Maria Pontes, o atleta #CMEP encerra o mês de Maio com dois grandes prémios na taça Frank Gordon e no 4º Ranking Pisão.?? O atleta conquistou o 1º lugar com 34 pontos no 4º torneio do Ranking Vale Pisão, organizado com a colaboração da empresa Imostatus. Alcançou ainda o 3º lugar com 147 pontos na taça Frank Gordon, organizada pelo clube de golfe de Miramar. ??Parabéns João!

João Maria Pontes em destaque na Taça Lisbon Golf Cup

Atleta CMEP, João Maria Pontes destaca-se na Taça Lisbon Golf Cup, realizada durante os dias 26 e 27 de Maio. No primeiro dia, João Maria Pontes terminou o dia com +6 e em 13º lugar na classificação final, tendo falhado 2 shots que comprometeram o resultado, tripo num par 3 e um boggey num par 5.  No domingo, o dia iniciou com condições climatéricas adversas, porém João Maria Pontes realizou uma excelente volta acabando com +1, sendo o melhor resultado do dia á Geral. Recuperou 10 posições na Classificação Final, acabando no agregado das duas volta com +7, que lhe deu o 3º Lugar da Geral em Strokeplay, a 3 pancadas do vencedor. Parabéns João pelo excelente resultado!

Primeiro Dia do II Congresso Internacional de Medicina de Hipóxia

Ontem iniciou o II congresso internacional de Medicina de Hipóxia que decorre na Serra da Estrela durante este fim de semana.  O evento é dedicado aos efeitos da exposição à altitude, real ou simulada, pretendendo-se abordar a temática de uma forma mais aprofundada e explorar os benefícios clínicos e desportivos da mesma. O primeiro dia iniciou com um workshop de avaliação Cardio-Pulmonar realizado pelo Dr. Jaime Milheiro, com o intuito de avaliar a performance e rendimento desportivo bem como a importância desta avaliação para o atleta, através de uma formação teórico-prática com a duração de 3 horas.  Os participantes também tiveram a oportunidade de visualizar num ecrã gigante o primeiro jogo da seleção nacional no campeonato mundial de futebol.

Diana Durães bate recorde nacional absoluto dos 800m livres

Atleta CMEP - Diana Durães destaca-se nos Jogos do Mediterrâneo ao bater o recorde nacional absoluto na prova dos 800m livres. Diana Durães completou a prova em 8:29.33, tendo ficado no quarto lugar nos Jogos do Mediterrâneo que decorrem entre os dias 22 de Junho e 1 de Julho em Tarragona, Espanha.  Parabéns Diana

Diana Durães conquista medalha de bronze

A Atleta CMEP, Diana Durães conquistou ontem a medalha de bronze na prova dos 400m livres do Jogos do Mediterrâneo, que decorrem em Tarragona, Espanha até dia 1 de Julho.  Diana Durães alcançou o terceiro lugar na prova de 400m livres com o tempo de 4.09.48, tornando-se na 10ª medalha para Portugal no Campeonato. Parabéns Diana,

Angélica André em destaque na Taça LEN em Barcelona

Atleta CMEP - Angélica André conquistou, este fim-de-semana, o 5º lugar na Taça LEN Barcelona 2018\. ??A competição contou com a presença de representantes de 16 países num percurso de 10 000 km no Porto de Barcelona. Angélica André, em representação da Seleção Nacional terminou a prova com o tempo de 02:00:43.10. ??Parabéns Angélica pelo excelente resultado!

Pedro Fraga conquista a medalha de prata nos Jogos do Mediterrâneo

Atleta CMEP - Pedro Fraga conquistou este sábado a medalha de na categoria LM1x de remo nos Jogos do Mediterrâneo que decorreram em Tarragona, Espanha. ??Pedro Fraga, em representação da seleção nacional completou a regata em 3:23.004 minutos.?? Parabéns Pedro!

João Maria Pontes em destaque no Internacional de Júniores na Bélgica

O Royal Golf Club of Belgium (Par 72) foi palco do campeonato Internacional de Júniores Sub18 na Bélgica. As provas decorram durante três dias com excelentes resultados para os participantes portugueses entre os 135 atletas inscritos na competição. O Atleta CMEP João Maria Pontes destacou-se com o 3º lugar na prova individual masculina e o 4º lugar no torneio das nações em dupla com Pedro Neves. Parabéns João pela excelente prestação!

João Maria Pontes em destaque no Campeonato Nacional de Clubes Solverde

O Club de Golf de Miramar venceu o Campeonato Nacional de Clubes – Solverde ao bater na final o CG Vilamoura por 6-1, numa edição que decorreu no Guardian Bom Sucesso, Óbidos.

Destaque no Campeonato do Mundo Pitch & Putt

Dia 23 de Março teve início a primeira edição do Campeonato Mundial Pitch & Putt de Pares, que decorrerá até domingo na Gran Canária, Espanha, mais concretamente no clube Las Palmeras Golf. Dois anos depois de brilharem no Ippa World Cup em St. Andrews, Escócia com o título de vice-campeões mundial, o atleta CMEP, João Maria Pontes volta a formar equipa com Hugo Espírito Santo na primeira edição do Campeonato Mundial Pitch & Putt de Pares com 79 pares em competição. O par convocado pela Federação Portuguesa de Golfe, composto pelo atleta CMEP João Maria Pontes começou a prova nas Canárias, Espanha, a confirmar porque motivo está entre os favoritos à vitória. Com uma volta de 47 pancadas na modalidade de Fourball/Better Ball, debaixo de vento, a dupla partilha o segundo lugar com outras quatro equipas. Parabéns João!

Gil Maia conquista o 22º lugar na 17ª edição do Triatlo Internacional de Quarteira Carlos Gravata

Durante este fim-de-semana decorreu a 17ª edição do Triatlo Internacional de Quarteira Carlos Gravata. A edição de 2018 do Triatlo juntou mais de 700 atletas, entre eles esteve o atleta CMEP, Gil Maia. O Triatlo Internacional de Quarteira insere-se na Taça da Europa de Elites e Juniores e na Taça de Portugal. Na prova de elites os atletas enfrentam 1500 metros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e 10 quilómetros de atletismo. A participação de Gil Maia, pela seleção com o logotipo da CMEP, foi destacada com a conquista do 22º lugar na competição. Parabéns Gil!

Atletas CMEP continuam no pódio no terceiro dia do Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos

No terceiro dia do Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos, que decorreu no Funchal até domingo, os atletas CMEP continuam no pódio com resultados extraordinários. Diana Durães e Ana Pinho Rodrigues sagram-se campeãs absolutas nas provas de 50m Bruços e 400m Livres, respetivamente Gabriel Lopes e Angélica André conquistam o 2º lugar nas provas de 200m Estilos e 400m Estilos, respetivamente. Parabéns Diana; Ana; Gabriel e Angélica!

Atletas CMEP finalizam Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos com ótimos resultados

No último dia do Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos, os atletas #CMEP finalizaram em grande com ótimos resultados. Ana Pinho Rodrigues e Angélica André conquistam o 3º lugar nas finais de 50m mariposa e 200m Bruços,respetivamente. Diana Durães também alcançou o 2º lugar na prova de 200m livres com o tempo final de 2:02.82. Parabéns Ana; Angélica e Diana!

Gabriel Lopes apurado para o Europeu de Natação em Glasgow

Gabriel Lopes conseguiu este sábado os mínimos para os Europeus de Natação, nos 200 metros estilos, nos Nacionais, que decorreram no Funchal. O atleta CMEP obteve a marca de 2:01.82 minutos, o que lhe valeu a vitória nas eliminatórias de 200m estilos, marca suficiente para competir nos Europeus de Glasgow, a realizarem-se entre 3 a 9 de agosto. Parabéns Gabriel!

João Maria Pontes sagra-se vice-campeão do mundo de pares Pitch&Putt

O atleta CMEP, João Maria Pontes, em equipa com Hugo Espírito Santo, sagrou-se ontem vice-campeão do mundo de pares de pitch&putt, no Las Palmeras Golf Sport Urban Resort, na ilha de Gran Canária, Espanha. Um título que juntam ao de vice-campeões do mundo por nações obtido em 2016 na Escócia, quando levaram Portugal à final da primeira edição do World Cup. Ambas as provas são organizadas pela IPPA - Associação Internacional de Pitch&Putt A dupla composta pelo atleta #CMEP, João Maria Pontes manteve-se no segundo lugar do princípio ao fim mas só na última volta ficou isolada em tal posição, terminando apenas a seis pancadas dos campeões Parabéns João!

60º Convívio Cientifico CMEP: " Doenças de adaptação dos tempos modernos"

No próximo dia 7 de Abril, entre as 19:30 e as 21:00 decorrerá, na sala de conferências da SRNOM o 60º Convívio Cientifico CMEP: " Doenças de adaptação dos tempos modernos". O tema será apresentado pelo Dr. Jaime Milheiro, especialista em medicina desportiva. Convidámo-lo a estar presente! Caso solicite, será dado um certificado de presença.

João Maria Pontes no Campeonato da Europa de Boys por equipas - Divisão 2

Portugal chega à final com Noruega após match eletrizante frente à Islândia e já garantiu promoção à Divisão 1 . A seleção nacional de boys (sub-18) bateu a Islândia nas meias-finais e garantiu assim a promoção à Divisão 1 para 2019, cabendo-lhe discutir o título na final com a Noruega, que por sua vez derrotou a Eslováquia. Portugal venceu esta competição em 2015 na República Checa. A atual está a decorrer no Pannonia Golf & Country Club, Hungria, e o único “sobrevivente” em relação ao sexteto de há três anos é Vasco Alves, do Oporto GC . Num dos dois foursomes, o par João Maria Pontes/Pedro Silva fez um jogo épico frente a Viktor Einarsson/Dagbjartur Sigurbrandsson, que só se decidiu no 22.º buraco, o 4.º do play-off.  Conta João Maria Pontes, atleta CMEP: “Virámos 3 down a ganhar o 9 a birdie. Eles vinham -3 em oito buracos, mas depois o Pedro e eu en?ámos 8 birdies para recuperar, 6 deles foram seguidos, do 9 ao 14\. Fizemos o impossível!” 7 Já a Noruega venceu a Eslováquia por 4-3.

Diana Durães - Nova Atleta CMEP

Diana Durães é a nova atleta CMEP! A Diana tem um percurso de relevo na área da natação, detendo o recorde nacional nos 200, 400 e 800m estilo livre, em piscina curta e longa, tendo também conquistado o 13º lugar, nos 400 livres, nos últimos Campeonatos do Mundo em Budapeste. Iremos ajudá-la a preparar-se para as grandes competições, garantindo os seus melhores resultados. Sê bem-vinda Diana!

Miguel Nascimento - Novo Atleta CMEP

Miguel Nascimento é o novo atleta CMEP! O Miguel é uma referência da natação nacional, sendo recordista nacional dos 50m livres (piscina curta), 50m costas e 100m mariposa (piscina longa). Poderá sempre contar com a CMEP na melhoria da sua performance e preparação das provas. Bem-vindo Miguel!

Ana Pinho Rodrigues - Grande Destaque no Torneio Regional de Abertura de Absolutos

Ana Pinho Rodrigues, esteve em grande destaque no Torneio Regional de Abertura de Absolutos, em Estarreja, organizado pela Associação de Natação do Centro Norte de Portugal. A Atleta CMEP conquistou 4 vitórias: nos 50 livres (26,61), 50 costas (30,77), 50 bruços (32,29) e 50 mariposa (28,28). Parabéns Ana pela excelente prestação!

Diana Durães em destaque no Festival Abertura Juvenis, Juniores, Seniores ANL 2017

Realizou-se no passado dia 22 de Outubro, o Festival de Abertura Juvenis, Juniores, Seniores ANL 2017, em Palmeiras, Setúbal, Piscina Curta (25m).  Diana Durães esteve em destaque, tendo uma das melhores performances do dia, nos 200m estilos com 2:18.80. Parabéns Diana por um excelente início de época!

Miguel Nascimento em destaque no Festival Abertura Juvenis, Juniores, Seniores ANL 2017

Realizou-se no passado dia 22 de Outubro, o Festival de Abertura Juvenis, Juniores, Seniores ANL 2017, em Palmeiras, Setúbal, Piscina Curta (25m). Miguel Nascimento mostrou como está em forma e destacou-se, obtendo uma das melhores performances do dia, nos 100m livres com 50.56. Parabéns Miguel por um excelente início de época!

Ana Rita Vigário vence 1ª Prova de Ciclocrosse

Atleta CMEP, Ana Rita Vigário sagra-se vencedora da 1ª Prova de Ciclocrosse no Open Sentir Penafiel, composto por 3 provas, realizado no passado dia 29 de Outubro. A atleta venceu a prova da Elite feminina, tornando-se líder da mesma. Parabéns Ana Rita Vigário pelo excelente início de época!

Convívios Científicos da CMEP no n.º 72 da Revista Nortemédico

Convívios Científicos da CMEP em destaque no nº 72 da Revista Nortemédico, com especial destaque para o 63º e 64º Convívios, denominados "Patologia do Joelho - Instabilidade Patelofemoral" e Projeto de Acompanhamento Clínico para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020". Os Convívios Científicos da CMEP realizam-se 1 mês por mês. Esteja atento à nossa página e acompanhe sempre o evento. Veja toda a notícia em anexo. Consulte toda a revista [aqui](http://bit.ly/SRNOMNM72).

66.º Convívio Científico CMEP

O 66.º Convívio Científico CMEP realizar-se-à no próximo dia 10 de Novembro pelas 19h30 na Sala de Conferências da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos. O debate será subordinado ao tema "Qual a causa da epidemia alérgica?", apresentado pelo Prof. Doutor André Moreira, doutorado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, sendo especializado na área das alergias, asma, obesidade e medicina desportiva. Agradecemos que confirme a sua presença através do email [email protected] Será passado, sob solicitação, um certificado de presença.

Diana Durães é condecorada com voto de louvor

Autarquia de Fafe atribui voto de louvor a Diana Durães. A atribuição desta condecoração deveu-se à atribuição do prémio de melhor praticante de natação pura feminina da temporada 2016/2017, pela Federação Portuguesa de Natação e pelos recordes nacionais de piscina longa e curta, nos 200, 400 e 800 metros livres em estilo livre. Parabéns Diana!

Pedro Laginha Palma em destaque na Maratona do Porto

Pedro Laginha Palma em destaque na 14ª Maratona do Porto EDP, no passado dia 5 de Novembro de 2017, ficando em 10º lugar na geral, consagrando-se o 3º melhor português da prova, com um tempo de 2h26m52s. Parabéns Pedro!

Pedro Fraga vence SilverSkiff na Categoria de Peso Ligeiro

Pedro Fraga venceu o Trofeo SilverSkiff na cetgoria de peso ligeiro. A competição realizou-se nos dias 11 e 12 de Novembro em Turim, Itália. O atleta CMEP melhorou o seu tempo, 40'50''980, contudo não conseguiu chegar ao pódio na geral, tendo arrecadado o 4º lugar. Parabéns Pedro Fraga por este excelente início de época!

Ana Rita Vigário vence a 1ª Prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse

A Taça de Portugal de Ciclocrosse da época 2017/2018 começou no passado domingo, no Bike Park de Águeda.  A atleta CMEP, Ana Rita Vigário, venceu esta prova de elite da primeira corrida pontuável para a Taça de Portugal de Ciclocrosse, com 14 segundos de vantagem face à segunda classificada. Parabéns Ana Rita pela defesa do estatuto de detentora da Taça!

Diana Durães em destaque no IV Meeting Internacional do Algarve

Decorreu nos dias 11 e 12 de Novembro, o IV Meeting Internacional do Algarve, nas piscinas municipais de Vila Real de Santo António. Diana Margarida Durães bate recorde do meeting, nos 800m livres, com o tempo de 8:31.01\. Diana vence ainda as provas de 200m e 400m livres e arrecada o 2º lugar em 400m estilos. Parabéns Diana por mais uma excelente prestação!

Angélica André em destaque no Campeonato Regional em Felgueiras

Angélica André, atleta CMEP, em destaque no 1ª Jornada do Campeonato Regional de Juvenis, Júniores e Séniores em piscina curta da Associação de Natação do Norte de Portugal, que decorreu na Piscina Municipal de Felgueiras entre os dias 17 e 19 de Novembro. A atleta participou em 6 provas individuais e 5 provas de estafeta. A atleta obteve 5 recordes pessoais e 1 recorde regional sénior e absoluto: 200 Estilos - 1º lugar (2.16,71) - Recorde pessoal e recorde regional sénior e absoluto; 100 Mariposa - 2º lugar; 100 Bruços - 1º lugar - Recorde Pessoal; 200 Bruços - 1º lugar; 400 Livres - 1º lugar; 100 Estilos - 1º lugar; 4x50 Estilos - 1º lugar - Melhor marca Lap Bruços; 4x100 Estilos - 1º lugar; 4x50 Livres - 1º lugar; 4x100 Livres - Recorde Pessoal; 4x200 Livres - 1º Lugar; Parabéns Angélica por mais uma excelente prestação!

Diana Durães, Gabriel Lopes e Miguel Nascimento representam Selecção Nacional de Natação nos Europeus de Piscina Curta

Federação Portuguesa de Natação escolhe representantes para a 19ª Edição dos Europeus de Piscina Curta. Entre eles, estão os atletas CMEP Diana Durães, Gabriel Lopes e Miguel Nascimento. A competição decorrerá entre os dias 13 e 17 de Dezembro, em Copenhaga, na Dinamarca. Parabéns aos atletas e muita sorte para as provas!

Ana Rita Vigário distinguida com Galardão de Mérito Desportivo

Ana Rita Vigário foi distinguida com Galardão de Mérito Desportivo no passado Sábado, dia 25 de Novembro. O reconhecimento aconteceu na Gala do Desporto de Gondomar e deveu-se aos bons resultados alcançados como atleta e treinadora. Parabéns Ana Rita!

Prémio De Melhor Atleta Masculino - Rui Bragança

**No passado dia 01 de dezembro realizou-se X Gala do Desporto Universitário, que distinguiu os melhores do ano nas mais diversas modalidades. ** **O nosso atleta Rui Bragança, praticante de taekwondo, destacou-se mais uma vez, recebendo o prémio de melhor atleta masculino, em termos absolutos, foi homenageado pela medalha de prata nas Universíadas de Taipé e pelo ouro alcançado no Campeonato Europeu Universitário da modalidade.**

Ana Rodrigues bate o recorde dos 50 bruços no Fluvial

Ana Rodrigues bateu o recorde nacional absoluto dos 50 bruços no decorrer das eliminatórias e da final do terceiro dia dos Campeonatos Nacionais de Juniores e Absolutos – Fluvial 2017.  Na eliminatória, Ana Rodrigues terminou a distância com 31,37 segundos superando a marca de Diana Gomes (31,43) obtido em S. António Cavaleiros a 19-12-2009. Ainda a nadadora do Sanjoanense/FEPSA tornou-se a primeira portuguesa a baixar a barreira dos 31 minutos ao registar o tempo de 30,80 segundos que lhe deu o titulo nacional à frente de Raquel Pereira (Algés e Dafundo), 31,90. Parabéns Ana Rodrigues!

Miguel Nascimento bate recorde nacional nos 400 metros livres

No passado dia 09 de dezembro, Miguel Duarte Nascimento bateu o recorde nacional dos 400 metros livres, ao nadar a distância em 3.42,91 minutos no segundo dia dos Nacionais de piscina curta, que decorrem no Clube Fluvial Portuense. Assim, Miguel Nascimento sobe para dois o número de recordes nacionais absolutos na sua conta particular nestes campeonatos.

Diana Durães bate o recorde absoluto dos 200 metros

A nadadora Diana Durães bateu no dia ç09 de dezembro o recorde absoluto dos 200 metros estilos nos Campeonatos Nacionais de piscina curta. Diana Durães nadou a distância em 2.12,24 minutos, melhorando a anterior melhor marca, estabelecida por Victoria Kaminskaya (02.12,37), nos Campeonatos da Europa de piscina curta, em Netanya (Israel), em 05 de dezembro de 2015.

Recorde Nacional Sénior Para Angélica André

Angélica André bateu no passado dia 09 de dezembro o recorde nacional sénior dos 1500 livres em piscina de 25 metros no decorrer do Campeonato Nacional de Juniores e Seniores nas Piscinas do Fluvial Portuense. A nadadora terminou com a marca de 16.18,04 minutos.

Diana Durães na final dos 800 livres no Campeonato Europeu

Diana Durães assegurou hoje a presença na final dos 800 livres do Europeu de Copenhaga ao terminar a segunda eliminatória em 5.º lugar. A final realiza-se dia 14 de dezembro às 17:30. Diana Durães terminou com 8.30,20 que lhe dá o sétimo tempo entre as finalistas.

Diana Durães termina Europeus com chave de ouro

O percurso da **nadadora CMEP Diana Durães** foi brilhante! Alcançou o 5º lugar da final dos 400 metros livres dos Europeus de piscina curta, que decorreram na capital da Dinamarca, Copenhaga.  Para além do excelente resultado, Diana Durães obteve um novo recorde nacional de 4.04,61 minutos, o recorde anterior também da atleta CMEP estava nos 4.05,38 na modalidade dos 400 livres. Mas não fica por aqui, a nadadora CMEP bate outro recorde nesta competição, desta vez na prova de 200 metros estilos, ao nadar em 1.58,62 minutos, melhorando a sua própria marca de 1.59,53, em 2015. Não poderíamos estar mais orgulhosos da nossa grande atleta Diana Durães.

67.º Convívio Cientifico CMEP

Venha assistir ao 67.º Convívio Cientifico promovido pela CMEP - Clínica Médica do Exercício do Porto dia 19-Janeiro 2018 das 19h30 às21h. O debate será subordinado ao tema "Doenças oncológicas e profissionais de Saúde", apresentado pelo Doutor Vítor Veloso, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Agradecemos que confirme a sua presença através do email [email protected] Será passado, sob solicitação, um certificado de presença. Local: Sala de Conferências, na SRNOM - Rua Delfim Maia, 405, 4200-256 Porto

Armando Teixeira no Ultra Trail du Mont Blanc

A organização do **Ultra Trail du Mont Blanc** revelou os atletas sorteados para a edição deste ano a realizar-se entre **27 de agosto e 2 de setembro**. Portugal contará com 192 corredores, sendo o atleta de alta competição **Armando Teixeira**, o nome em destaque dos participantes lusos. Cerca de 450 atletas portugueses participaram do sorteio do Ultra Trail du Mont Blanc este ano, sendo 192 selecionados para o evento. **O Ultra Trail du Mont Blanc**, com 170 km e mais de 10 mil metros de desnível positivo, será com certeza mais um desafio para **Armando Teixeira** que se propôs a esta corrida de montanha, com inúmeras passagens em elevada altitude (> 2500m) e condições climáticas difíceis (noite, vento, frio, chuva ou neve). No ano passado Portugal teve 180 atletas sorteados, menos 12 corredores do que este ano.

Mariana Semblano no Open das Vindimas

A Atleta CMEP, Mariana Semblano, sagra-se 1ª classificada em Kata Sénior no Open das Vindimas em Castelo de Paiva. Parabéns Mariana!

Angélica André considerada a melhor atleta de Águas Abertas

Dia 14 de Outubro, dia da 3ª Convenção de Natação, onde foram galardoados os melhores atletas de cada modalidade pela Federação Portuguesa de Natação.  A atleta CMEP, Angélica André, foi, pela segunda vez, considerada a melhor atleta de Águas Abertas. Parabéns Angélica pelas consecutivas conquistas!

Campeonato do Mundo de Remo do Mar

Atletas CMEP, Nuno Mendes e Pedro Fraga, pertencentes ao CM4X-português, conquistaram medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Remo de Mar, que decorreu em França, Thonon, de 12 a 14 de Outubro. A este conjunto pertencem ainda os atletas Nuno Coelho, Cláudio Rodrigues e António Vaz. Muitos parabéns pela prestação!

Ana Vigário - Vision Co Duatlo de Castelo de Paiva 2017

A Atleta CMEP, Ana Rita Vigário, venceu o duatlo sprint de Castelo de Paiva, no passado dia 15 de Outubro, completando o tempo de 01:25:47.  De volta às provas e como preparação para a Ciclorosse, Ana Vigário volta às provas com uma excelente prestação. Parabéns Ana!

Angélica André - Circuito Nacional de Águas Abertas

Angélica André, atleta CMEP, sagra-se campeã sénior e absoluta nos 10 Km do X Circuito Nacional de Águas Abertas 2017 na Aldeia do Mato que decorreu Praia Fluvial Aldeia do Mato, Abrantes, com organização da Associação de Nadadores dos Estoris. Parabéns Angélica!

Mariana Semblano no X World Karate Championship

A atleta CMEP, Mariana Semblano, irá participar no X WKF Junior, Cadet & Sub 21 Championship 2017, que decorrerá entre os dias 25 a 29 de Outubro de 2017, em Santa Cruz de Tenerife, Espanha.  Boa Sorte Mariana!

João Maria Pontes vence no 5.º Torneio do Drive Tour

O 5.º Torneio do Drive Tour – CN Jovens, que se jogou este fim-de-semana no Guardian Bom Sucesso, em Óbidos, encerrou a fase regular  do circuito, seguindo-se a 10 e 11 de novembro a Grande Final Nacional, no Montado Hotel & GolfResort, em Palmela, para apurar os campeões nacionais de sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18, em rapazes e raparigas. O 5.º Torneio foi dominado por atletas do CG Miramar, que somaram seis vitórias em sete  possíveis: João Maria Pontes e Inês Pereira venceram em sub  18, Diogo Mealha e Rita Costa Marques em sub-16, Alberto Costa Marques em sub-14 e Tomás Araújo em sub-12. Para João Maria Pontes, esta foi a segunda vitória no Drive Tour, obtida após um grande duelo  com o açoriano Ricardo Garcia, do CG Ilha Terceira.

Destaque para Afonso Viana no II Campeonato Absoluto do Tâmega e Sousa

Afonso Viana, atleta CMEP, sagrou-se vencedor no II Campeonato Absoluto do Tâmega e Sousa.

Diana Durães, Gabriel Lopes e Miguel Nascimento no Campeonato do Mundo de piscina curta

Diana Durães, Gabriel Lopes e Miguel Nascimento, atletas CMEP, irão marcar presença no Campeonato do Mundo de piscina curta que vai decorrer em Hangzhou (China), de 11 a 16 de dezembro.

Lucinda Sousa em destaque no Cappadocia Ultra Trail

Lucinda Sousa, atleta CMEP, terminou os 119 Km do Cappadocia Ultra Trail, prova que integra o Ultra-Trail World Tour, em 6º lugar feminino (20ª na geral).

Reportagem de Dr. Miguel Oliveira sobre a importância dos pés e dos cuidados a ter em todas as atividades desportivas

Na sua reportagem o nosso Podologista Dr. Miguel Oliveira, reforça a importância dos pés e dos cuidados a ter em todas as atividades desportivas. Consulte a notícia na íntegra: https://bit.ly/2yX9PpN

João Maria Pontes na Taça das Confederações de Golfe na Estela

Realizou-se entre 04/08 de Outubro, no Campo da Estela a Taça da Federação da FPG, um dos Majores do Golfe Nacional.  O Atleta CMEP, João Maria Pontes, sagrou-se terceiro classificado na prova totalizando 150 (78-72), cedendo apenas nas meias finais contra o Nº2 Português Vítor Lopes, do Golfe de Vilamoura. João Maria acabou por ser eliminado nas meias finais por 1up no buraco 18. Parabéns João Maria por mais uma excelente prestação!

Angélica Ribeiro André bate recorde

A Atleta CMEP, Angélica RIbeiro André, conseguiu bater o recorde nacional sénior nos 800 metros livres!

Gabriel Lopes sagra-se vice Campeão Nacional

Gabriel Lopes sagrou-se vice Campeão Nacional em 100 Costas e 200 estilos

Gabriel Lopes - Meeting Vale do Sousa

Atleta CMEP Gabriel Lopes, em destaque no Meeting Vale do Sousa. "Participei este fim de semana no Open do Vale do Sousa como forma de preparação para os Europeus de Piscina Curta (2 a 6 de Dezembro em Israel) tendo ganho todas as provas em que participei e realizando 6 recordes Regionais (4 seniores -50 Costas/100 costas/200 Costas/100 Estilos e dois Absolutos - 200 Costas/100 Estilos). Considero que foi um fim de semana positivo embora não me encontre a 100% pois estou a recuperar de uma lesão ao joelho. Especiais agradecimentos para o Dr. Jaime Milheiro (CMEP - Clínica Médica do Exercício do Porto) e Dr. Pedro Malta, pelo excelente e indispensável apoio e acompanhamento. Também para o meu treinador Vítor Ferreira um obrigado e vamos lá trabalhar e continuar."

51º Convívio Científico CMEP

No dia 9 de Janeiro, realizar-se-á o 51º Convívio Científico CMEP, que terá lugar no Salão Nobre da Ordem dos Médicos . O mote deste colóquio será a medicina da hipóxia, o treino em altitude e o seu impacto na performance dos atletas. A entrada é gratuita.

João Maria Pontes

João Maria Pontes, uma jovem promessa do golfe, é agora atleta CMEP. Será acompanhado pelo Dr. Jaime Milheiro e terá o Professor André Guimarães como PT.

51º Convívio Científico CMEP

Realizou-se no passado dia 9 de janeiro, no salão nobre da Ordem dos Médicos, o 51º convívio científico da CMEP intitulado: Medicina da hipóxia, neologismo que simboliza a ambição clínica resultante do treino e exposição à altitude. Estiveram presentes alguns professores e investigadores da área, assim como atletas de alta competição, que relataram as suas experiências e os efeitos que a normóxia e a hipóxia têm no rendimento dos atletas. A CMEP agradece a presença de todos os oradores e participantes.